sábado, 22 de setembro de 2012

Aprecie o voo



Mediocridade nada mais é do que eu não ter dado o meu melhor em determinada área ou situação. E caminhando para o último trimestre do ano, posso dizer com toda certeza, e talvez cara de pau, que mediocrizei em várias áreas, assim como também obtive êxitos. O importante é que não posso gastar energias acumulando culpas, atitudes para me redimir de mim mesmo, e nem desculpas. Logo direi o porquê.

Na minha última viagem de avião, enquanto apreciava o belo litoral do Rio de Janeiro, meus ouvidos foram surpreendidos pela voz do piloto, que enquanto estabilizava a aeronave na posição horizontal, indicou para os passageiros: “Apreciem o voo”. Pensei em seguida: “Ora, comandante, o que hei de apreciar, se, nesses poucos minutos, avistarei apenas nuvens brancas, que mais se parecem com o 'céu' de São Pedro encontrado nas histórias em quadrinhos. Mais fácil eu apreciar o lanche que já vem vindo”.

Instantes depois, desci alguns degraus de minha ignorância, e arrisquei analisar o voo por outra perspectiva. Impressionei-me com o que acontecera. Logo estava voando junto com o avião (em pensamentos, claro, porque a liberdade ainda não é tão livre assim). Apreciei o voo.

O que quero dizer é que tendemos cada vez mais a sermos dominados pelo tempo em vez de dominá-lo, se é que temos essa capacidade. Nos perdemos em deveres e mais deveres, e na sede por ocupar o dia com compromissos, como se isso fosse tapar algum buraco. O tempo, então, vai passando cada vez mais rápido.  Mas, não se preocupe, pois sempre assim o será. Com isso, usarei um verbo bem indicativo e um bem imperativo, acompanhados de substanciais substantivos: O tempo voa. Aprecie o voo. Como fazê-lo? Indico um professor que possa lhe ensinar. Alguns o chamam de Eterno.

(PH)

4 comentários:

  1. "O que quero dizer é que tendemos cada vez mais a sermos dominados pelo tempo em vez de dominá-lo, se é que temos essa capacidade."

    Ahhh como é difícil mesmo controlar nosso tempo! Tão fácil por na agenda tudo que temos que fazer, e ainda sobra um tempão para "fazer nada". Mas tão difícil cumprir. quando piscamos, já é noite, e então já é dia novamente...

    (Lais)

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana!

    Penso que sair da mediocridade faz que apreciemos melhor as coias. Como tenho que pensar nisto para minha vida!
    Que, de fato, o Eterno nos ajude!

    (Uzi)

    ResponderExcluir
  3. Legal que pude contribuir. Continuo nessa luta, mas vamos caminhando, indo mais longe a cada dia.

    Abraços

    PH

    ResponderExcluir